Pages

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Dói muito, truta!

Ai Gente,

Todos nós temos um costume muito comum que é fazer planos e promessas para nós mesmos na virada do Ano Novo. A minha foi fazer as pazes com a balança, chegar aos 60kg até o final de 2011. Logo depois de todas as "comilanças" de final de ano, resolvi iniciar meu regime. Em alguns poucos meses consegui perder 6kg só por repensar o meu cardápio diário e ainda comer num intervalo de 3 em 3 horas.
Até aí, ótimo! Mas para quem não sabe, o processo de emagrecimento é muito difícil quando se tem uma perda assim tão brusca. Parece que não importa o que você faça, a balança continua indicando aquele bendito 65kg. Solução: começar uma atividade física - e é aí que o meu post começa a fazer sentido.

(  ) Bendita dor
(  ) Maldita dor
DMT - Dor Muscular Tardia. Com certeza muitos não conhecem esse termo, mas eu posso garantir que após saber do que se trata, você vai se lembrar de quando começou uma atividade física ou então aumentou a carga dos seus exercícios.

A dor muscular tardia é um caracterizada por uma dor que aumenta progressivamente nas 24 horas após a atividade física, com a sensação mais intensa de dor entre 24h e 72h após o exercício, ou seja, a DMT é aquela dor da porra que você sente após um exercício físico que você não está acostumado.
Buscando em um site de fisioterapia, encontrei essas informações:
  • A DMT é uma reação normal do corpo, pois está se adaptando a uma nova condição de esforço muscular. Porém não se deve exagerar nos primeiros dias de treino.
  • Por volta de 4 a 7 dias, essa dor desaparece, até que você modifique novamente a intensidade dos seus exercícios.
  • A DMT pode ser evitada ou até diminuída ao realizar alongamento e aquecimento no início e no fim do seu treino.
  • O tratamento para essa dor pode ser feito com gelo de 3 a 4 vezes por dia, de 10 a 15 minutos. Então junte a galera toda e vá ficar de molho no gelo.
Será que esse sorriso foi realmente verdadeiro?
Meu objetivo com esse post é explicar melhor esse fenômeno tão comum que acontece com nós humanos mortais, que quando começam a praticar um exercício físico ficam com aquela dor, que ao mesmo tempo que dói muito, nos dá uma sensação ótima de que o nosso esforço está valendo a pena e nos dá motivação para continuar.

Comentem!

0 comentários:

Postar um comentário