Pages

segunda-feira, 28 de março de 2011

Jenti ki iscrevi errado.

Gente,

Vocês podem me tachar de "A Chata", mas uma das coisas que mais tiram a credibilidade de qualquer pessoa pra mim, são os absurdos erros de português que muitas delas fazem uso descarado e desorientado por aí.

É impressionante a quantidade de erros de ortografia e concordância que vejo, principalmente na internet, onde muitas dessas pessoas acreditam que como estão escrevendo num ambiente informal, não devem ter o cuidado de escrever de modo correto e coerente. É claro que ninguém vai sair usando a norma culta da língua numa conversa no Facebook, mas uma pequena dose de bom-senso nunca é demais.

O grande problema não está só no uso incorreto da língua na informalidade, mas sim na hora de se deparar com uma produção de texto mais sério e formal (como uma redação em uma entrevista de emprego, por exemplo).
Citemos um famoso ditado popular: "Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura". Pois então, se a pessoa erra sempre (seja de propósito ou não), ela acaba se familiarizando com a sonoridade e ortografia errada da palavra, sendo decodificado em seu cérebro como correto. É aí que mora o perigo.

Um exemplo clássico disso é o uso obstinado do mais ao invés de mas, ou vice e versa.
Quantas vezes você já viu alguém escrever: "olha hj eu to atrasada mais amanha a gnt se ve ta". Vai me dizer que nunca viu. Óbvio que já. Ô errinho que me dá nos nervos, mas vamos lá:

MAS - Conjunção adversativa que indica uma idéia contrária, opositiva. Pode ser trocada numa oração com porém, todavia, contudo.
    Exemplo: Eu leio o blog, mas não comento.

MAIS - Advérbio que indica intensidade, adição, acréscimo.
    Exemplo: Nesse blog, há mais posts que comentários.

Não é querer dar aula de português, é ser sensato!!!

Enfim, quis colocar somente um exemplo, mas podemos citar outros diversos como por exemplo o diabo do concerteza, a falta de pontuação e acentuação, concordância, abreviações que só o emissor da mensagem entende, etc, etc, etc. E nem citei ainda empresas que preferem não investir  dinheiro em comunicação (digo, numa agência onde tem um redator que domina a língua) e fazem seus anúncios com erros absurdos e que por esse pequeno detalhe viram piada ou perdem todo o sentido e não vêem o resultado aparecer. Por que será, não?

Pode ser algum tipo de birra minha, mas honestamente, quando converso com alguém que eu sei que teve a educação mínima para saber esse tipo de coisa, mas insiste no erro perde totalmente a credibilidade pra mim.
Sinceramente, a pessoa que gosta de ser burra não é digna da minha atenção.


É isso aí galerê, se vocês assim como eu odeiam erros de português absurdos e repetidos, comente aí. Ou se você escreve errado e se orgulha disso, conta pra mim também!

4 comentários:

urso_etc disse...

agente leu, comentou e pesquizou! huae

Alejandro Vega disse...

éu finda picada!

Anônimo disse...

Shitmush, muito bom :D

Acho que você deveria fazer a listinha de assassinatos num post futuro:

agente (a gente), ficão (ficam), vou (voh), vs (vc => você).

Somado a tudo isso, tem o MALDITO USO DO "Ç" NO LUGAR DO "C" => Aconteçe, voçê

Anônimo disse...

É lamentável que uma pessoa como você, autora desta publicação e que dispõe de um conhecimento de "norma culta" bastante elevado, encare uma situação dessas como "erros" de português.

O erro existe quando não se compreende o que diz.
Afirmar que isso é errado e estigmatizar as pessoas que escrevem "errado" é uma injustiça, pois nem todos têm a oportunidade de ter acesso à norma culta da língua.

É bom que repense esses conceitos pois se queremos um Brasil "mais culto", tolher essas pessoas é um péssimo começo para essa revolução.

Acho que somos nós, utilizadores da norma culta, que, primeiramente, devem ter bom senso.

Para compreender melhor o que eu quis dizer, leia o livro "Preconceito Lingüístico" (com o trema, pois é de 1999) de Carlos Bagno. Recomendo a qualquer um.

Abrassuz.

Postar um comentário